domingo, 16 de maio de 2010

Marieta Severo: ''Voltei com garra''
Depois de cirurgia, atriz volta ao trabalho em A Grande Família

Por Clarice Muniz
Marieta Severo retoca a maquiagem antes de entrar em cena
Aos poucos, o ritmo vai voltando ao normal para Marieta Severo, 63 anos. Afastada das gravações de A Grande Família, no fim de fevereiro, para se submeter a uma cirurgia de diverticulite (inflamação na parede do intestino), a atriz foi liberada para retomar o trabalho integralmente na semana passada. O clima nos corredores do Projac era de pura alegria com a presença de Marieta. ''Fiquei esse período sem gravar para poder me recuperar bem e tinha muita saudade de estar com os meus colegas. Eles fazem parte da minha vida há mais de dez anos. Senti falta das brincadeiras, das nossas conversas e de fazer Dona Nenê (sua personagem na série da Globo)'', declarou a atriz para CONTIGO!, que acompanhou sua volta ao trabalho com exclusividade na terça-feira (4).

A querida
O dia começou agitado para Marieta, que acordou cedo como de costume. Às 11h30, ela participou de uma reunião com o elenco e a direção do programa e seguiu para a sala de maquiagem com texto na mão, vestindo roupão e chinelos cor-de-rosa e com bobes nos cabelos. Sentada na poltrona, ela se revezava lendo os diálogos das cenas e ajudando a supervisora de caracterização do programa, Rita Luiza, 53, nos retoques de maquiagem. ''Hoje o dia está bem intenso, gravo todas as cenas. Preciso correr'', avisou a atriz.

A atrapalhada
No estúdio, foi a vez de encontrar os colegas de elenco: Marco Nanini, 61, Lucio Mauro Filho, 35, Pedro Cardoso, 47, e Guta Stresser, 37. ''Você estava fazendo falta, Marieta'', avisou Pedro. ''Estava tudo tão calmo sem mim, né?'', respondeu a atriz. ''Eu sou a mais atrapalhada aqui. Sempre que há cena de mesa é uma confusão. Sou muito desastrada, desde pequenininha, e eles se aproveitam. Quando eu venho com uma travessa, eles colocam vários obstáculos no meio do caminho e eu tenho de driblar todos para fazer a cena. Já virou brincadeira contar com minha atrapalhação'', entregou, em um dos poucos intervalos.

A elétrica
A alegria de Marieta contagiou toda a equipe. Ela mal conseguia ficar quieta e sempre lembrava de alguma novidade para contar. ''Sou muito ativa, mas não foi tão difícil, porque eu estava na função de me recuperar. E é uma coisa sábia do organismo, pois minha energia diminuiu'', explicou a atriz, garantindo ter sido bem disciplinada. ''Sou muito obediente, fui uma paciente muito elogiada (risos). Minhas filhas só me mandavam calar a boca, porque eu não podia falar e falava.''

Marieta se submeteu à cirurgia em 17 de março, no Hospital Samaritano, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Ficou internada até o dia 29 e continuou em repouso em casa por mais um mês.
''Não foi uma cirurgia de emergência, eu sabia que tinha essa diverticulite há anos. A pessoa que tem esse problema pode ter várias crises, e eu já havia tido quatro. Essa quinta foi muito forte, e o meu médico disse então que eu teria de operar. O problema é ter uma crise, e um dos divertículos, que são umas bolsinhas na parede do intestino, estourar. É bom que o paciente se prepare antes'', detalhou a atriz. E Marieta encarou tudo com coragem. ''A fantasia que fazemos antes é pior. Gosto quando as coisas se decidem, e eu tenho de enfrentá-las. Fico mais tranquila. Medo, qualquer um tem, mas, quando enfrento, fico melhor.''

Completamente recuperada, Marieta se sente renovada. ''Agora estou sentindo muita fome. Durante umas duas ou três semanas, não podia comer nada e não tinha fome. Agora estou com um apetite danado e já posso comer de tudo. Comi pudim de clara de ovo à beça, uma das coisas de que mais gosto na vida. Até enjoei de tanto comer.'' Marieta recuperou 3 dos 9 quilos que perdeu nos últimos dois meses e está pesando em torno de 50.

Ela já tinha retomado as gravações há duas semanas, quando foi escalada para fazer apenas duas cenas, mas sentiu necessidade de descansar mais uma semana antes de retomar o ritmo normal. ''O meu retorno foi uma farra, fui recebida com flores. Já voltei com garra, mas, para o meu estilo de vida, ainda não estou na minha energia total. Quero a minha toda de volta'', diz a mãezona de A Grande Família.

Parceironas na vida
No episódio de A Grande Família gravado no dia 4 e que deve ir ao ar em 27 de maio, Nenê volta de uma viagem a Governador Valadares, onde moram seus parentes, e comemora com um jantar em família. Marilda, a grande amiga vivida por Andréa Beltrão, não estará lá. A solução encontrada para explicar a saída da atriz da série - o pedido partiu dela - foi arrumar um marido milionário para a cabeleireira. ''Era uma dobradinha muito forte (ela e Andréa), mas continuamos a nossa parceria na vida. Na ficção, estaremos no teatro, pois temos muitos projetos em comum, como o Teatro Poeira, que está comemorando cinco anos, cheio de atividades'', diz Marieta, que volta com o espetáculo As Centenárias em turnê no segundo semestre ao lado de Andréa. ''Os autores inventam novas histórias. Vai dar tudo certo.''
Hora de gravar para Marieta Severo e encontrar os colegas de elenco
Apesar de Andréa Beltrão ter deixado A Grande Família, a parceria das duas amigas continua

Nenhum comentário:

Postar um comentário