segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Dira Paes:
‘Não mudo o visual, gosto de me manter’
Por João Fernando
A três meses de tirar férias de Marta, de ‘Ti-ti-ti’, Dira Paes não quer saber de folga. Com quatro longas-metragens guardados na manga para chegar às telonas ainda este ano, a atriz só pensa em emendar um trabalho no outro e arranjou um curso para fazer quando a novela terminar. “Gosto de tirar férias trabalhando”, explica ela, que já está escalada para outro filme, em que vai atuar ao lado de Marieta Severo.
Apesar do sucesso da Marta de ‘Titi-ti’, o público ainda te aborda para falar de outros personagens? “A impressão que eu tenho é que a Norminha (de ‘Caminho das Índias’) não vai ser esquecida. Sempre viajo com a peça ‘Caderno de Memórias’, as pessoas comentam sobre a Norminha e a Marta também. E ainda tem a Solineuza. As pessoas falam: ‘Gostava mais de você como Norminha do que como Marta’’’.

Não te incomoda ouvir que as pessoas preferem te ver no trabalho antigo em vez do atual?
 “Eu acho ótimo, é para ser diferente mesmo. A Marta não tem essa coisa efusiva da Norminha”.

A Marta vai ou não se entregar ao Ariclenes (Murilo Benício)?
 “Nesse momento, ela não está pensando mais no Jacques (Alexandre Borges), está pensando em si mesma. Ela não admite para si mesma que está tendo uma atração por Ariclenes. Eles estão nessa confusão de amizade e possível romance. Quando você gosta de alguém que não é seu amigo, parece mais fácil, as coisas fluem mais na sedução. Mas quando você se apaixona por amigo, fica com medo de perder a amizade”.

O fato de a Gabi (Carolina Oliveira) ter engravidado do Pedro (Marco Pigossi), filho do Jacques, vai fazer com que a Marta desista da vingança que arma contra ele?
 “Ela vai se sentir responsável, não consegue desentrelaçar o destino dela do Jacques. Ao ver a filha entregue a uma cópia dele, vai se sentir culpada pela filha. Isso fez com que ela mudasse um pouco a postura. Ela só está preocupada com a filha, não com o ódio e a vingança. Eu conheço mães que passaram por isso, filhas adolescentes descobrindo o amor”.

A Marta sempre teve baixa autoestima, resolveu se repaginar e deu a volta por cima. O que você recomenda para as mulheres na mesma situação que ela?
 “Como Norminha, era fácil responder essa pergunta (risos). Eu, Dira, acho que beleza está no olho, em sorrir, gostar de você do jeito que você é. Eu não acredito que nada é de fora para dentro. Eu não mudo o visual, gosto de me manter. A mudança maior que fiz foi cortar o cabelo há seis anos”.

O que pretende fazer quando a novela terminar?
“Eu gosto de tirar férias trabalhando. Vou fazer um curso de História da Arte”.

Você é uma das atrizes mais ativas do cinema nacional. Em quantos filmes vai estrear este ano de 2011?
“Fiz quatro longas: ‘Amazônia Caruana’, da Tizuka Yamasaki, rodado em 2008; ‘Estamos Juntos’, do Toni Venturi; ‘Sudoeste’, do Eduardo Nunes e ‘À Beira do Caminho’, do Breno Silveira. Em junho, faço com a Marieta Severo o ‘Vendo e Alugo’, da Betse de Paula, que me dirigiu em ‘Celeste e Estrela’”.

FONTE\ODIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário