domingo, 10 de julho de 2011

Thiago Fragoso sobre cena que fez nu:
'Tive que fechar os olhos e me jogar'
Por Regina Rito
Thiago Fragoso, 29 anos, pintou o cabelo, assistiu a filmes, fez preparação corporal, vocal e psicológica. Tudo para viver Márcio Hayalla em ‘O Astro’, novela das 23h, da Globo, que estreia terça-feira. Márcio bate de frente com o pai, Salomão (Daniel Filho) e, em um determinado momento, chega a ficar nu para tentar chamar a atenção do pai.
 A mesma cena, vivida por Tony Ramos na novela homônima de Janete Clair, exibida em 1977, é considerada uma das mais marcantes da TV brasileira. E Thiago conta à Telenotícias como se sentiu na hora da gravação.
Casado com a atriz Mariana Vaz há 7 anos, o ator se desmancha ao falar do primeiro filho, Benjamin, de 5 meses: “Sou um pai presente e não tenho frescura. Me interesso e participo de tudo que diz respeito ao meu filho”.

Como foi gravar a cena pelado?
“Estou muito feliz por termos encontrado uma maneira original de fazer uma cena que está no ‘hall’ das grandes cenas da TV brasileira. Tive que fechar os olhos e me jogar. Se encarasse a cena como uma grande responsabilidade, não teria liberdade para trabalhá-la. Eu enxerguei tudo como uma grande oportunidade e desafio. O Márcio renega todo o materialismo, consumismo e imediatismo nessa cena. Ele tenta resgatar a essência da relação com seu pai se livrando de tudo que é superficial. Por isso, se despe. Ele alerta o pai sobre a fragilidade de seus valores com essa atitude. Estar nu me levou a um estado de vulnerabilidade que era muito importante. E ter o retorno dos meus colegas e direção, emocionados com a cena, foi especialmente gratificante. Foi uma catarse”.

Como é para você, que acaba de ter um filho, gravar cenas em que seu personagem vive em pé de guerra com o pai?
“Espero construir uma relação com meu filho baseada no amor, afeto e no diálogo. De certa forma, as brigas do Márcio com o pai se dão pela falta de afeto na relação deles. Está sendo ótimo fazer essas cenas ‘beligerantes’ com um ator e um colega como Daniel Filho. Para piorar, eles vão disputar o amor de Lili (Alinne Moraes)”.

E se fosse com você, abriria mão de seu amor por seu pai ou lutaria para ficar com ela?
“Seria impossível isso acontecer comigo. Nunca pensei nessa situação”.

Márcio não liga para dinheiro e bens materiais. E você?
“Talvez seja o personagem mais parecido comigo que já fiz. Só não sou radical como ele”.

Acredita em cartomante? Já procurou saber o futuro?
“Entendo bastante de astrologia, mas não sei nada de Tarô ou essas coisas”.

Seus cachinhos dourados que faziam tanto sucesso agora estão castanhos. Estranhou a mudança?
“Já me acostumei a não ter muita opinião sobre a minha aparência. Mudo muito pelos meus personagens e isso não me incomoda... Na verdade, essa entrega me satisfaz”.

E os fãs?
“A maioria tem aprovado a mudança, alguns estranham, mas a intenção foi essa mesmo, quebrar uma imagem que alguns consideravam muito angelical”.

Márcio troca a vida milionária pelas ruas, passa fome, é músico... Como se preparou para o papel?
“Me preparei de forma holística. Corpo, voz e psicologicamente. Esse trabalho começou com a Paloma Riani, preparadora de atores, ainda durante ‘Araguaia’. Ela me sugeriu trabalhar também com Helena Varvaki, que é preparadora corporal. Assisti aos filmes ‘O Poderoso Chefão’, ‘Irmão Sol, Irmã Lua’ e ‘Na Natureza Selvagem’. Procurei material bibliográfico de São Francisco de Assis e rei ‘Hamlet’. Todas essas obras são referências para a minha construção sugeridas pela direção do programa”.

Teve que aprender a tocar trompete?
“O som do trompete é dublado. Mas, como já tocava tuba e as posições das notas são iguais às do trompete, ficou mais fácil. A embocadura é que requer muita prática”.

Assistiu à primeira versão da novela de 1977?
“Não, pois não era nascido. Busquei cenas no YouTube e vi algumas coisas”.

Como é fazer um personagem que já foi de Tony Ramos? Teme comparações?
“Na verdade, é mais uma coisa para me motivar. Adoro desafios e o Márcio é um desafio. O Márcio de nossa versão é bem diferente do Márcio da versão original, não existe nenhuma tentativa de fazer parecido com o Tony. Tenho liberdade criativa total. Sou fã de Tony Ramos, que considero o maior ícone da TV brasileira na atualidade. Quero muito que ele goste da minha abordagem”.

Está se virando bem como pai? Ajuda a Mariana a cuidar do bebê em todas as tarefas?
“Estou amando! Meu filho é a coisa mais preciosa da minha vida. No primeiro mês, a Mari estava se recuperando da cesárea e eu troquei quase todas as fraldas, dei banho, levei para o peito, tirei e coloquei para dormir. Hoje em dia, o banho ainda é meu departamento (risos)!”.

Benjamin se parece com quem?
“Ele é a cara da mãe. Mas herdou o meu nariz (risos)”.

E vocês planejam ter mais filhos?
“No futuro. Por enquanto, estamos curtindo muito o Benjamin”.

Mesmo com a rotina de filho e novela você ainda consegue ter vida de atleta e se prepara para participar da Meia Maratona Internacional do Rio?
“Treino de três a cinco vezes por semana, sempre com treino longo que está em 15km e vai crescer até uns 20, 21 km. Também faço trabalho de reforço muscular para as pernas. Um dos treinos foca na velocidade”.

FONTE\ODIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário