segunda-feira, 30 de julho de 2018

Romulo Estrela:
 "Minha família é meu alicerce"
 Por Carla Neves 
A trajetória de vida de Romulo Estrela foge do óbvio. 
Nascido e criado em São Luís, no Maranhão, o ator de 34 anos – que se despede na terça-feira (31) do rei Afonso de Deus Salve o Rei – sempre se planejou para ser atleta.
 “Pratiquei judô na minha infância, depois jiu-jitsu, lutava muito, era competidor. 
Cheguei a ter uma academia em um momento da minha vida”, conta ele, que competiu como lutador profissional dos 13 aos 22 e disputou um Pan-Americano na Califórnia, além de campeonatos regionais e estaduais.
 Até então, a carreira de ator passava longe dos planos de Romulo, que começou a cursar fisioterapia para dar continuidade à profissão de atleta. Paralelamente, contudo, surgiu a oportunidade de ele se aventurar no universo da moda. 
“Foi aí, que senti necessidade de fazer um curso de interpretação de texto. 
Especialmente quando comecei a trabalhar com publicidade.
 Fiz um workshop em São Luís e, em 2002, me mudei para o Rio, onde estou até hoje”, lembra ele, que é casado há nove anos com a empresária Nilma Quariguasi, de 32, com quem tem Théo, de 2. 
 Uma vez no Rio, Romulo resolveu focar exclusivamente na carreira artística e deixou para trás os planos de ser lutador. 
“Virei a chave, transferi a faculdade e comecei a fazer cinema. 
Meus pais e minha irmã (o empresário Sebastião, a aposentada Helena e a arquiteta Milena) continuaram em São Luís, mas sempre me apoiaram. 
Sem dúvida, eles foram o fator determinante para que eu tenha alcançado o que alcancei. 
E ainda hoje, são meu alicerce junto com a minha esposa e o meu filho”, declara. 

 PRIMEIRO PROTAGONISTA 
Romulo começou a carreira na TV em 2004, como elenco de apoio na novela Da Cor do Pecado.
 De lá para cá, acumulou mais de 30 papéis em peças de teatro, cinema e televisão, incluindo as participações especiais. 
O rei Afonso é seu primeiro protagonista e, por isso, tem um gostinho especial. 
“Desde 2013 venho emendando um trabalho no outro na Globo e isso acabou me dando segurança dentro de todo o processo que é uma novela. 
Acho que o papel de protagonista foi consequência do meu trabalho. 
Encontrei ótimos diretores, pessoas pacientes que me transformaram como profissional”, elogia. 
 Feliz com o papel, Romulo faz um balanço da trama e de seu personagem.
 “O Afonso é um personagem lindo, que me tirou completamente da minha zona de conforto. 
A novela é inovadora, com muitos efeitos e um cenário lúdico. 
Foi um trabalho muito especial, que vai deixar saudade”, admite, elogiando o diretor da novela, Fabrício Mamberti. 
“Ele é um cara muito respeitoso, humano e comprometido com o artístico. 
Está sempre disposto a levar os atores para um lugar diferente e maior. É muito bonito ver isso em um profissional”.
 Parceiro de cena de Marina Ruy Barbosa, de 23, e de Bruna Marquezine, de 22 – que interpretam Amália e Catarina, respectivamente –, o ator assume ter aprendido muito com a dupla.
 “A Marina e a Bruna são grandes atrizes e de um talento absurdo. 
Trocamos muito durante a novela. Fico muito feliz de ter tido a oportunidade de trabalhar com elas”, afirma ele, reconhecendo que não é fácil encarnar um protagonista. 
“É cansativo, ainda mais na reta final. O volume de cenas é muito maior.
 Às vezes, o trabalho começa às 8h e só para às 20h. E gravo até aos sábados”.
 MELHORES MOMENTOS 
Quando não está gravando, o ator gosta da tranquilidade de casa, com sua cozinha, livros e músicas que o ajudam a relaxar. 
E, claro, da companhia da mulher e do filho. “São os meus melhores momentos.
 Adoro cozinhar e receber os amigos. Eu e a Nilma somos mais caseiros, mas também temos o nosso momento de sair para curtir um cinema ou teatro e jantar fora”, conta ele, lembrando como começou a namorar Nilma. 
“A Nilma é de São Luís e a gente se reencontrou quando fui morar em Nova York por três meses. 
A gente se conhecia desde o colégio”. Há nove anos com Nilma, Romulo garante que a mulher encara bem seu ofício. 
“Sou um cara muito discreto, respeito muito a minha profissão e tenho um orgulho enorme de fazer o que faço. 
A Nilma sabe o quanto atuar é importante para mim e me incentiva muito.
 Ela é uma grande crítica do meu trabalho e só tenho a agradecer por ela estar do meu lado. 
Tenho uma mulher por quem me apaixono ainda mais todos os dias”, derrete-se, acrescentando que a relação dos dois é muito tranquila. 
“O ciúme que a gente sente um pelo outro é saudável. A gente cuida um do outro”.
 BELA SURPRESA
 Pai do pequeno Théo, de 2 anos, Romulo conta que ele e Nilma não planejaram a gravidez. 
“O Théo surpreendeu todo mundo (risos). 
Na verdade, ele adiou nosso casamento, que seria em setembro de 2016. A Nilma ficou grávida e precisamos cancelar. 
Ele nasceu em maio. Ia ficar muito em cima para organizar. Só casamos em setembro do ano passado. Fizemos uma festa para os amigos e a família. 
Celebramos nosso amor cercados por quem amamos”, afirma.
 Declaradamente babão, o ator diz aprender diariamente com o filho. “A gente espera ser o melhor enquanto pai. 
Mas o melhor é inimigo do bom (risos). 
Então, aceito que aprendo diariamente com o meu filho porque a gente não nasce pai. 
Entendo o Théo como ser humano e respeito as vontades e os impulsos dele. 
Quero que ele tenha de mim amor, respeito e atenção. Criança precisa de pais atentos. 
E eu e a Nilma tentamos ser assim para ele”, conta, elogiando o menino. 
“Tenho um filho extremamente especial. Ele é saudável e lindo. Só agradeço todo dia pelo Théo”.
 Romulo, entretanto, lamenta não ter tido tempo nos últimos meses para ficar com o pequeno.
 Mas diz que procura dar qualidade aos momentos em que está com o menino. 
“Às vezes, chego em casa em cima do laço, porque sei que ele dorme antes das 20h e peço para me esperarem. 
Ele escuta minha voz na TV e fala: ‘Papai!’ Também tenho meus momentos só com ele. 
Gostamos de pedalar e saímos para jantar sem a Nilma. É o momento do papai e do Thetéo! 
É muito legal e me faz muito bem”, diz.
 SAÚDE 
Ex-atleta, Romulo não abre mão de cuidar da saúde. 
Ainda mais depois que descobriu, aos 24 anos, que sofria de um grave problema cardíaco. 
“Meu pai é piloto recreativo. Nessa paixão dele, resolvi fazer o curso para voar. 
Mas antes você precisa fazer um exame médico. 
Aí, fui ao hospital da aeronáutica e quando terminou a bateria de exames cardiológicos, descobri que tinha um problema no coração que se chama fibrilação atrial (frequência cardíaca irregular e muitas vezes acelerada que geralmente provoca má circulação sanguínea). 
Fiz duas cirurgias e me recuperei superbem.
 Não preciso tomar remédio nenhum.
 Faço check-up todo ano, porque é importante. Mas levo a vida sem neura”, afirma. 
 Para manter a forma, o ator malha sempre que pode.
 “Malho porque tenho um compromisso com o meu corpo. 
E acho que temos que envelhecer bem o corpo e a mente de maneira conjunta. 
Estou há um bom tempo sem conseguir treinar todos os dias. 
Mas tenho uma rotina de malhação de três vezes por semana.
 E tenho a minha pelada com os amigos toda semana”, diz ele, que também cuida da alimentação. 
“Procuro comer muito bem e beber bastante água. 
Como de tudo, só tento eliminar os excessos da minha vida”, completa. 

 FÉRIAS
 Depois do fim de Deus Salve o Rei, o ator - que nos últimos anos emendou papéis em Além do Tempo, Liberdade, Liberdade e Novo Mundo, quer descansar.
 “Estou planejando viajar com a família. Nada como eu gostaria, mas uma viagem para dar uma descansada e colocar o sono em dia. Preciso relaxar um pouquinho”, diz ele, que vai fazer um curso de reciclagem na Globo antes de viajar. 
 Em seguida, ele já começa a se preparar para viver Rogério Andrade, um dos herdeiros do bicheiro Castor de Andrade, no filme Cabeça de Leão, dirigido por Vinícius Coimbra, com quem trabalhou em Novo Mundo, no ano passado. 
O longa é baseado no livro “Oeste: A Guerra do Jogo do Bicho”, de Alexandre Fraga. “É um filme que vai mostrar os dois lados da contravenção: nos contraventores e nos policiais. Estou bem animado para esse papel”, afirma. 

 FONTE/QUEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário