quinta-feira, 2 de junho de 2011

Rafael Calomeni apresenta o filho, Matheus
Ao lado da mulher, a dentista Flávia Belchior, o ator curte férias
e se dedica aos cuidados com o pequeno de 5 meses

Por Clarice Muniz
As corridas no calçadão de Ipanema e as manobras radicais sobre as ondas da praia do Leblon ficaram bem menos frequentes. Desde o nascimento do primeiro filho, Matheus, 5 meses, Rafael Calomeni, 38 anos, surfa mesmo é entre mamadeiras, fraldas e chupetas. 
''Um filho chega de assalto, leva sua vida, leva seu amor, leva tudo. É a melhor sensação do mundo'', diz o ator, que, após o fim da participação em Ribeirão do Tempo, na TV Record, curte férias antes de embarcar para temporada de estudos nos Estados Unidos.
Companheira de caminhadas pela orla, a mulher, a dentista Flávia Belchior, 30, diz que o marido se dá muito bem na maratona cotidiana de pai. ''Rafael faz tudo. Ajuda muito! Só contratei a dona Lourdes (babá), porque continuo trabalhando normalmente em meu consultório'', conta ela. Os dois estão juntos há quatro anos e meio. 
E o casal confessa: a nova rotina exige muito fôlego. ''Quando chega o fim de semana, queremos relaxar. Não temos pegado praia, que adoramos, porque ele só poderá ir depois de 6 meses. Mas estamos sempre juntos e o Matheus nunca atrapalha. Eu sei que ela admira o amor que eu tenho pelo nosso filho e eu a admiro por isso.
 Está tudo entendido!'', conta o ator durante um banho de sol - e ensaio exclusivo para CONTIGO! - do pequeno no Parque Marapendi, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.

Em casa, também na Barra, as preocupações são outras. Rafael pensa que está na hora de botar mais ferrolho na porta, que seria bom aumentar a iluminação na entrada ou mexer no sistema de alarme... E em qual colégio matricular o filho - embora ele ainda esteja longe da idade de ir às aulas? ''É um amor gigante. Quando olho para o Matheus passa um filme em minha cabeça. A responsabilidade aumenta. Eu torço para que ele seja melhor em tudo, mais humano, mais solidário, mais inteligente, que seja mais amado, que tenha mais amigos'', diz.
Estreante na paternidade, o ator admite que um bom roteiro ou manual de instruções não seria má ideia. Mas ressalta que os momentos de aprendizado ao lado de Flávia se tornam plena felicidade. ''Ouvimos muitas histórias de pais de primeira viagem, mas elas costumam ser singulares. O Matheus foi um presente.
 Ele é calmo, amável e está sempre sorrindo. O médico até nos pediu para deixá-lo chorar um pouco para o bom funcionamento do pulmão. Então, seguramos um pouco a mamada e ele fica nervoso, se contrai todo. A gente acaba se divertindo'', conta aos risos.
O casal diz que nunca precisou acordar de madrugada por causa do filho. E garante que os elogios não são somente papo de pais babões. ''Aqui vocês já estão percebendo o quanto ele é tranquilo. Nem costuma ter cólicas, que, sabemos, é comum. Tivemos muta sorte'', afirma Rafael. ''Desde o início Matheus tinha os horários dele, poucas vezes ouvimos berros'', emenda a mamãe.

Dedicação

Desde as primeiras horas de vida, Matheus tem a atenção total do papai. ''Na hora do nascimento queríamos parto normal, mas ele não quis e teve de ser cesárea. Fiquei por perto o tempo todo. Cortei o cordão umbilical, acompanhei a limpeza, fui atrás das enfermeiras até o berçário, vi quando ele foi vacinado e o levei para o quarto junto comigo.
 Imagine se eu ia deixá-lo num berçário cheio de bebês, de madrugada, sozinho? A partir daí já cria um vínculo entre pai e filho. É emocionante'', diz. Curtindo merecidas férias, Rafael dá banho, troca fraldas, dá mamadeira e o coloca para dormir. E diz que nada o assusta. ''Não fico inseguro. Ao contrário, eu adoro ficar com ele!''

Vida a dois

É certo, porém, que a vida a dois mudou. E não só durante o dia. ''É claro que o filho é prioridade. Mas depois tudo volta ao normal. Ouvi isso da minha bisavó, avó e da minha mãe: não é a mesma coisa, porque no meio do amor vem um grito lá do quarto'', diz o ator aos risos. 
Mas ressalta que as mudanças também têm vantagens. ''Há coisas que compensam outras. Não temos mais o ímpeto do casal que fica o dia inteiro namorando e se abraçando, mas são coisas tão boas que se somam.''

Viagem

No fim do mês, Rafael parte sozinho para a cidade de Madison, no estado de Wisconsin, Estados Unidos, para aprimorar o inglês. Nos dez dias finais da viagem, o ator se encontra com a família e todos seguem para um passeio de carro até Montreal, no Canadá. Será a primeira viagem internacional do pequeno Matheus. E, se depender do papai, o filho terá muito mais na vida. 
''Quero tudo para ele. Mas sei que esse desejo esbarra em valores que eu terei de passar, por onde vai transitar, quando precisarei ter calma para ajudá-lo a descobrir o melhor caminho, respeitá-lo, e aconselhá-lo para que ele tenha, sobretudo, caráter.''

FONTE\CONTIGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário