segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A princesa do Alvorada
Neta do ex-presidente Lula, Bia Lula estréia 
no Rio como atriz e diz que doença do avô
 causou susto mas serviu para unir a família
Por Ana Cora Lima
Ser neta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem um preço e Maria Beatriz Lula da Silva Sato Rosa, de 16 anos está disposta a pagar. Mesmo sem nenhuma formação de atriz, estreou nos palcos com a peça “A Megera Domada”, na sexta-feira 25, no Teatro João Caetano, no Rio. “Estou me dando o direito de experimentar. Nunca sonhei com a profissão, mas estou descobrindo e tomando gosto pela coisa. 
O primeiro e único conselho que recebi do meu avô foi: se é isso que você quer, mergulhe fundo e esqueça a opinião dos outros”, revela a adolescente, que encara com naturalidade e uma certa dose de bom humor as críticas que tem recebido. “Leio tudo que escrevem a meu respeito, até de amoral fui taxada. Como assim? Eu só tenho 16 anos! O Nelson Rodrigues já dizia que toda unanimidade é burra, né? Só não sei se vou ter a paciência de esperar para ser reconhecida e ser aceita, como o meu avô que levou 13 anos para chegar à presidência” alfineta ela, que sonha ver o avô na plateia. “Ele quer vir de qualquer maneira, mas avisei a ele que nos apresentaremos em São Paulo após a temporada carioca”.
Filha de Lurian Cordeiro Lula da Silva – fruto de um relacionamento do ex-presidente com a enfermeira Miriam Cordeiro e pivô de um escandâlo na reta final da eleição presidencial de 1989 – Bia insiste em apontar a timidez como sua principal característica. Mas a garota é espontânea e bem articulada. 
Só diminui a empolgação ao comentar a doença do avô, que está lutando contra um câncer na laringe. “Foi um choque, um susto porque é uma doença implacável. Sorte dele, e nossa também, é que foi descoberta cedo e estamos com muita fé. Ele está nas mãos de bons médicos. 
Achei que ele ficou lindinho careca”, diz, com jeito carinhoso. Ela conta que a doença assustou todo mundo mas serviu para unir a família. “Durante toda a minha infância morei em Florianópolis e só ia a Brasília nas férias. Me sentia uma princesa no Palácio da Alvorada”, lembra. 
No meio do ano, a mãe de Bia se transferiu para São Paulo a trabalho e o contato com a família do avô se tornou mais estreito. “Estamos mais próximos dele, da Marisa e também dos meus tios. Uma vez por semana a gente vai lá em São Bernardo”, entrega Bia.
Com a mãe, a menina mantém um relacionamento de total cumplicidade. “Ela é minha amiga, minha confidente. Está sempre do meu lado e me apoia em tudo que faço. É coruja também. Quando vê uma crítica, um comentário maldoso contra mim, quer logo processar.
 Eu amenizo a situação e digo que se estou na chuva e para me molhar”, diz com jeito de quem sabe onde quer chegar. Bia, aliás, ainda não se decidiu pela carreira artística. “Se eu fosse prestar vestibular hoje, optaria por Fisioterapia. Mas quero estudar mais teatro. 
Quem sabe descubro que minha verdadeira vocação é ser atriz”, conta ela, que fez sua estreia graças ao convite do produtor do espetáculo, Oddone Monteiro.
A única certeza que Bia Lula da Silva expressa sobre seu futuro é a de que não pretende seguir a carreira política. “Sou PT por causa da história do meu avô, mas não sou filiada e para falar a verdade não gosto nada de política.
 As pessoas dizem que falo isso porque sou muito jovem, mas acho difícil um dia isso acontecer”, sentencia a menina que aprendeu ainda na infância a se defender e a vencer dificuldades. Bia conta ter sido uma criança gordinha e por isso se tornou alvo de brincadeiras dos colegas. 
“Sofri muito com gozações até quatro anos atrás, quando resolvi fazer uma dieta. Perdi 18 quilos. Hoje estou com 65 quilos, tenho 1m60 e quero perder ainda mais oito”, contabiliza a garota, que está às voltas com as provas finais em um colégio de Santo Amaro. 
“Fiquei de recuperação. Minha mãe não está tanto no meu pé porque mudamos no meio do ano. Se não fosse isso, estava perdida”, brinca com a cara típica de preocupação de uma adolescente.

FONTE\ISTOÉGENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário