sábado, 31 de outubro de 2015

Rafael Cardoso fala sobre a nova fase da novela Além do Tempo e comenta a experiência de ser pai
Por Isadora Couto 
A novela Além do Tempo começou sua nova fase cheia de mudanças. 
Rafael Cardoso comentou sobre as novidades do seu personagem, e compartilhou a emoção de ser pai. 
Desde que estreou em novelas, em Beleza Pura (2008), Rafael Cardoso (29) vem chamando a atenção pela beleza e, mais ainda, pelo talento. 
Agora, seis tramas e quase dez anos depois, ele chega definitivamente ao posto de galã, mesmo que não queira... 
Pois nem pense em se referir ao ator com tal rótulo, algo que esse escorpiano não dá a menor bola!
 Prestes a completar 30 anos, Rafael encarna um ‘novo’ personagem na mesma novela, Além do Tempo, de Elizabeth Jhin (66). 
Ainda interpreta o Felipe, é verdade, mas agora, 150 anos após a trajetória conturbada do conde do século19. 
 E quem pensa que o trabalho na novela já satisfaz o ator está muito enganado. Cardoso ainda é empresário e dá os seus toques na cozinha, como seu personagem anterior, de Império. Casado com Mariana Bridi (30), ele confessa que o melhor momento de sua vida foi o nascimento da filha Aurora, que acaba de completar 1 aninho.
Pai coruja e extremamente presente, faz questão de afirmar que são dela e de Mariana todos os momentos de folga e todo o amor que tem pra dar! 
O que você achou do final da primeira fase de Além do Tempo? Teve clima de final de novela, né? 
Emocionou muita gente. Adorei ter feito. Mas não houve esse ‘clima de fim de novela’, como vocês dizem, porque não teve desfecho para todo mundo. Foi um corte na trama dos personagens principais e acho que essa mudança vai ser bem bacana. A equipe da Elizabeth Jhin está de parabéns. Eles conduziram a primeira fase como ninguém e acho linda a maneira que estão levando tudo. Fico honrado de fazer parte desse projeto. 

 Como está sendo para você essa transição do folhetim? 
Está sendo ótimo. Fiquei muito feliz e empolgado em fazer dois personagens que, na verdade, acabam sendo um só, né? Esse projeto está sendo uma oportunidade única em minha trajetória profissional .Acho que o Felipe vem mais verdadeiro nessa segunda fase. Na verdade, ele já era assim, mas, por causa da época, engolia muita coisa. Agora ele fala as verdades mais na cara. Em minha opinião, ele vem para uma evolução espiritual. É como se não tivesse morrido, apenas evoluído, e voltasse para fechar esse ciclo. 

 Você acredita nas doutrinas do karma e da reencarnação? 
Acredito em tudo, até que me provem o contrário. Não sou kardecista, mas espiritualista,embora não seja praticante. Acho que somos seres espirituais vivendo uma experiência humana, mas o importante é você ser feliz! A vida é feita de escolhas e cada um escolhe que caminho quer seguir. 

 Já passou por alguma situação em que pensou já ter vivido aquilo? 
 Déjà vu? Direto! Sempre tem um momento assim na minha vida (risos). A gente sabe bem menos do que acha que sabe. 

 No início da novela, você disse que não acreditava em amor à primeira vista, e sim, em reencontros. Sua opinião mudou após a primeira fase?
Realmente acredito que seja um reencontro de outro lugar, que pode ser até de uma outra vida. Mas em amor à primeira vista continuo não acreditando. 

 Você mudou o visual para esta outra etapa da história. Tem alguma restrição quanto a isso? 
 Sempre me coloco à disposição dos personagens e ficaria careca se fosse preciso.Estou curtindo bastante o visual de agora, deixamos o cabelo um pouco mais claro, com tom mais ruivo. Também temuma barbinha, mas muito menor do que aquela barba enorme do conde. 

 Sua trajetória está cheia de bons personagens e heróis. Com isso, a fama de galã é inevitável. Como é sua relação com esse rótulo? 
 Isso é você que está dizendo, né? (risos) Não encaro dessa forma. Eu sou ator,hoje eu estou nesse lugar de galã, mas isso vai mudando. Entendo que vou acabar sendo visto assim por algumas pessoas por essa questão de ser o mocinho...Mas, para mim, não importa fazer um protagonista, um coadjuvante ou um vilão. Meu empenho é o mesmo, senão, estaria renegando o meu trabalho. 

 Sua filha acabou de completar 1 ano de vida e, durante esse tempo, você trabalhou bastante. Sabemos também que você é um pai extremamente presente. Como fez para conciliar as responsabilidades? 
 Eu procuro acompanhar cada passo da Aurora. O que importa é fazer com que o tempo que a gente passa junto seja bem aproveitado e faço questão de curtir de verdade, não fico olhando de longe. Estou ali, dando comida, dando banho, trocando fralda, se deliciando com cada minuto. Sou pai para toda obra, com certeza! Tem de ser, né? Fazer é fácil, largar também é, o comprometimento depois é que faz a diferença. E eu acho bom demais! 

 Como é o Rafael papai? Muito diferente do ‘original1? 
 Eu mudei bastante, sim! Hoje, tudo o que eu faço é para a minha filha e para minha mulher. Fora o trabalho,o que importa são elas! E com a paternidade descobri que existe um amor que eu não conhecia. Achei que eu amava, mas, com o nascimento da minha filha, percebi que a gente mata e morre por um filho! A Aurora é muito agarrada comigo. 

 Como ficou o casamento depois do nascimento da pequena? 
 Acho que ficou ainda melhor, sabia? Aurora é o melhor momento da nossa relação, o mais especial de nossas vidas. Sempre tive o sonho de formar uma família e, hoje, é bom saber que consegui. Não tenho do que me queixar, só agradecer mesmo. 

 Você é daquele tipo de pai que dá limites? Que valores você pretende passar para sua filha?
 Dou limites sim, mas sempre com muito carinho. O que passo para ela? O amor e a fraternidade, nada além disso. E também espero que a Aurora nunca perca os valores familiares.Se a gente conseguir mostrar para ela, desde o início, que fazer o bem para os outros é uma das coisas essenciais da vida, isso é o mais importante para que faça as escolhas certas no momento em que precisar.

 Ela já vê o pai na televisão e consegue identificar? 
 Acho que ela fica meio confusa.Principalmente quando me vê no vídeo e eu estou ali, do lado dela. Fica olhando e acaba procurando atrás da televisão, para ver o que tem. (risos) Aurora está em um momento que está descobrindo tudo e isso é um barato! 

 Já pensou que ela pode querer seguir seus passos artísticos? Se isso acontecesse, te alegraria? 
 Ah, ainda é cedo para pensar sobre isso, né? Aurora ainda é muito pequena. Mas eu vou apoiar o que quer ela decida ser ou fazer, com certeza.Vamos dar muita força. Só vou tentar não ser um pai ciumento (risos).

 Além de ator, você é empresário do ramo gastronômico. O restaurante no Rio de Janeiro está fazendo o maior sucesso, né? 
 Está maravilhoso. Temos o projeto de abrir um novo esse ano ainda, acho que no Leblon ou Ipanema.Sempre trabalhei com meu pai, que é empreendedor pra caramba, e tive que me virar. Acabou ficando algo genuíno.Tem o lado ator, o restaurante, a reciclagem de resíduos, a produção de sacolas para recicláveis. Estou começando a plantar também, para fechar o ciclo... Temos que agradecer a terra que a gente usa tanto, né?

FONTE/CONTAMAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário